21 julho 2009

Gramática - Evanildo Bechara

gramática escolar do evanildo becharaJá indiquei para vocês, concurseiros, três livros sobre Português para Concursos. Quem não leu as indicações, pode fazer isso aqui.
Seguindo para 4ª. indicação, falo hoje sobre a Gramática Escolar da Língua Portuguesa do professor e mestre Evanildo Bechara. Vejamos:


  • Minha Opinião: 
1. Teoria aprofundada em todos os capítulos
2. Possui, ao fim de cada capítulo, exercícios excelentes sobre a teoria apresentada
3. Capítulo especial sobre interpretação de texto 
4. Apesar do título Gramática Escolar, é também indicada para Concurso
5. Apresenta o gabarito de cada exercício, porém em um pequeno encarte separado
6. Possui exercícios de nível avançado;


observação: para os que estão começando no estudo da Língua Portuguesa, sugiro os livros do Nilson Teixeira e Renato Aquino.
Até já,
Prof. Eliane Vieira

28 comentários:

  1. Anônimo7/9/09

    Gostei muito de seus comentários, mas procurando mais informações sobre a Gramática Escolar do Bechara, qual não foi minha decepção ao ver a edição deste livro. É de 2001. Será que o autor terá a decência de atualizar essa obra agora com o novo acordo ortográfico? Acho que é melhor aguardar a compra pois "A Moderna Gramática Portuguesa" já está atualizada.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, minha edição é de 2006, portanto existe uma mais atualizada do que essa que você encontrou de 2001.
    Não tenho dúvida de que o prof. Bechara fará uma edição atualizada de acordo as mudanças recentes, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eliane, o que é melhor eu comprar essa ed de 2006 desatualizada ou comprar a Moderna Gramática Portuguesa atualizada, porém, sem exercícios e pouco didática?

    ResponderExcluir
  4. Professora o que acha de eu comprar o livro "O que muda com o novo acordo ortográfico, Evanildo Bechara" e comprar "Gramática Escolar da Língua Portuguesa", assim o primeiro livro supriria a desatualização do segundo?

    ResponderExcluir
  5. Alex, para mim o termo desatualização é relativo, pois se você souber as alterações do novo acordo, não há problema em comprar essa edição.
    Só uma sugestão: se você não for estudante de Letras, não compre a Moderna Gramática. Recomendo a Escolar!

    ResponderExcluir
  6. Prof. Eliane Vieira, estou a procura do livro "Gramática Escolar da Língua Portuguesa" reimpresso no ano de 2006, porém, não achei livro na internet para comprar apenas o de 2001. Então quero saber se tem muita diferença entre o de 2001 e 2006.

    ResponderExcluir
  7. Alex, veja no submarino ou na livraria saraiva.

    ResponderExcluir
  8. Rafael22/2/10

    Pessoal,

    Dia 01/03 será lançada uma nova edição dessa gramática.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2870524/gramatica-escolar-da-lingua-portuguesa-acompanha-caderno-de-exercicios-nova-ortografia/?ID=A1944C627DA02160D132C0920

    ResponderExcluir
  9. Valeu pela lembrança, Rafael! ;)

    ResponderExcluir
  10. a Moderna Gramática Portuguesa é bem didática?

    ResponderExcluir
  11. Pervolen, apesar de excelente, não a aconselho para Concurso.

    ResponderExcluir
  12. Profª Eliane, comprei o Livro do Marcelo Ronsethal e não me adaptei. Vou lá na livraria para trocar por outro, só não sei se optou pelo Renato Aquino, Celso Cunha ou o escolar do Bechara.

    ResponderExcluir
  13. Pervolen, tente o do Nílson Teixeira, talvez você ache- o melhor!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/6/10

    gostaria de saber se esta gramatica escolar de evanildo bechara serve pra quem é concurseiro?

    claudio vitorino recife
    e-mail claudioct10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Claudio, se já tiver algum conhecimento gramatical, recomendo, pois ela aprofunda. Se for iniciante, recomendo a do Nílson Teixeira. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/6/10

    Olá professora gostaria de saber se a senhora tem algum video prepararatório com as disciplinas, para o concurso do ministério público nível médio, se não tiver onde consigo encontrar? por favor mim ajude.

    um grande abraço
    cláudio vitorino

    ResponderExcluir
  17. Claudio, as matérias de português podem ser estudadas no meu curso www.portguesemfoco.com
    Abraço,
    Eliane

    ResponderExcluir
  18. Olá professora Eliane
    Poderia me indicar um livro completo onde eu pudesse estudar para um concurso de Português do município e um livro que falasse também sobre didática, os pensadores...Agradecida, Flavia

    ResponderExcluir
  19. Flaviana, a Gramática Escolar do Bechara pode ser interessante para você.
    Sobre didática, aconselho a ver no edital o que é recomendado e estudá-lo, ok?
    Abraço,

    ResponderExcluir
  20. Olá, Profª. Gostaria de saber se a recente edição da "Gramática Escolar da Língua Portuguesa - Nova Ortografia" refere-se à mesma obra publicada em 2001, ou se apresenta um formato diferente, a exemplo da "Moderna Gramática...". Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Profª. Gostaria de saber se a recente edição da "Gramática Escolar da Língua Portuguesa - Nova Ortografia" refere-se à mesma obra publicada em 2001, ou se apresenta um formato diferente, a exemplo da "Moderna Gramática...". Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Profª., será que me minha pergunta foi tão tola que a senhora não se interessou em responde-la!?

    ResponderExcluir
  23. Claro que não, Marcos! Apenas o volume de comentários tem sido maior que o meu tempo para respondê-los! :( Vamos lá:
    Acredito que em relação à obra publicada em 2001 haja alguma modificação, mas em relação a de 2006, somente há pequenas alterações pertinentes ao novo acordo,ok?

    ResponderExcluir
  24. Bechara tem o égo inflado! Não concorda com certas regas da NGB… Ex. p/ ele não existe Predicado Nominal e Verbal, entre outros. O que torna inpraticável p/ concursos, salvo, onde ele é exigido, sem contar que usa de um liguajar rebuscado e desnecessária que assusta os iniciantes. Melhor gramatica, na minha opnião é Celso Cunha (Nova gramácia do porgués contenporâneo), peca, entretanto, por não trazer exercícios em seu bojo. Bechara, Gramática escolar da língua portuguesa, comprei e me arrependi, já doei o livro a uma bliblioteca municipal de tão “boa” que é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação à predicação, ele se vale e explica, do meu ponto de vista muito bem, que o verbos ditos ¨relacionais¨, da mesma forma que os ditos ¨nocionais¨, também apresentam ´morfemas de pessoa e número que com o sujeito gramatical dão fundamento à oração`.

      Excluir
  25. Olá, professora! Estou querendo comprar uma gramatica do Bechara, mas nao sei se compro a Moderna Gramatica Portuguesa ou Gramatica Escolar da Lingua Portuguesa....Existe diferença entre as linguagem e as abordagem das teorias de ambas ? Ou apenas um acrescimo de exercicios na Escolar?
    Obrigado^^

    ResponderExcluir
  26. professora, a gramática escolar da lingua portuguesa de evanildo bechara edição 2010 possui questões com gabaritos??

    ResponderExcluir
  27. Saudações! Profª Eliane Vieira, tenho apenas o ensino médio completo e gostaria que indicasse um livro que tenha uma liguagem de fácil entendimento; exercícios e comentários , pois a maioria dos autores fazem uso de palavras resbuscadas que não são usadas no dia-a-dia do povão e isso tem contribuído parsa o desânimo de muitos, obrigado.

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;