07 julho 2009

Gramática - Nilson Teixeira

nilson teixeiraConforme prometi, toda semana indicarei no [Português | Concurso] livros bons para o estudo da Língua Portuguesa no Concurso Público.
Semana passada, falei da Gramática para Concursos do Prof. Marcelo Rosenthal. Hoje a missão é falar um pouco da Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, Vestibulares, Enem... do prof. Nilson Teixeira.
  • Descrição do livro feita pela editora: prepare-se melhor para enfrentar a acirrada competição por um bom cargo público (auditor fiscal, delegado de polícia, oficial de justiça etc.) e os exames das instituições de ensino mais disputadas do Ensino Médio e Universitário, compreendendo a lógica do idioma e assimilando naturalmente as regras gramaticais. Esta é uma obra que complementará os seus conhecimentos básicos da Gramática. Por isso, tenha-a sempre à mão para ser consultada e estudada, em casa ou no trabalho, de modo que a aprendizagem aconteça de forma regular e constante.
  • Minha Opinião: para os que estão iniciando o estudo da Língua Portuguesa para Concurso, essa realmente é uma ótima gramática, pois possui linguagem simplificada, aborda objetivamente os conteúdos de maior incidência em concursos, possui muitos exercícios, tem gabarito de todos as questões no final da gramática; possui um CD, com alguns comentários feitos pelo prof. Nilson Teixeira sobre os erros mais comuns em nossa língua.

  • Contra:
1. Não possui gabarito comentado de nenhuma questão

2. Para concursos de nível mais elevado, como área fiscal, não é muito recomendada, uma vez que os exercícios e questões de concursos anteriores são de nível fácil e intermediário.
3. Não possui questões de interpretação de texto.


Bons Estudos,
Prof. Eliane Vieira


5 comentários:

  1. Anônimo15/10/09

    Boas indicações. Porém, gostaria de uma gramatica com todas as alternativas comentadas, no caso dos exercicios.

    Já q no renato e do marcelo so tem algumas comentadas. :(

    Sou iniciante no estuda da gramatica.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, peço, por favor, que se identifique, ok? A partir de agora serão deletados os comentários anônimos.
    Realmente uma gramática com todos os exercícios comentados seria ótima para os iniciantes, mas, infelizmente, eu não conheço nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Eliane Vieira, preciso de uma dica, estou pensando em comprar o livro Moderna Gramática Portuguesa (Bechara) mas não tem exercícios e achei pouco didático por causa do tipo de formatação, é tudo em preto e branco, mas tem bom aprofundamento (por isso quero comprar)e comprar Gramática Completa para Concursos e Vestibulares (mini gramática) que possui todas as questões comentadas.
    O problema disso é que ao estudar a gramática em um livro (Bechara) e depois ir no outro fazer exercícios pode acontecer de os exercícios não serem completamente ideais.
    Me dá uma dica sobre isso professora.

    ResponderExcluir
  4. Me falaram muito bem do livro do Nilson Teixeira, então fui a uma livraria folheá-lo e tirar a minha conclusão: gostei, porém optei pela Gramática do Rodrigo Bezerra que faz vc entender o porquê das coisas. Diagramação boa e agradável de ler (e olha que eu sou ruim pra entender, comigo só desenhando).
    O contra é que ela não tem questões comentadas.
    Ainda não achei em um só livro, boa teoria com questões comentadas, por isso acho interessante comprar outro somente com questões comentadas (Décio Sena é bom).
    Realmente os livros não são nada baratos, mas oque me conforta é o fato de acreditar que eles não ficaram obsoletos tão cedo (a não ser que façam outro acordo ortográfico).
    No final, o ideal é vc ir a uma livraria, verificar com qual vc se identifica, qual te agrada e principalmente qual faz vc entender melhor. O livro pode ser o melhor de todos, mas se vc não sentar a bundinha na cadeira e estudá-lo muito ele vai ser o pior de todos.

    ResponderExcluir
  5. Tenho as duas gramáticas do prof Nilson teixeira: Gramática da língua portuguesa para concursos, vestibulares, enem, colégios técnicos e militares,.. E Gramática completa da língua portuguesa para concursos e vestibulares (minigramatica). As duas são excelentes: a primeira pela teoria que é nastante abrangente, a segunda, pelos exercícios, já que todos os exercícios são comentados. Vale a pena adquirir as duas.
    Att
    Renato de Andrade Costa

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;