14 julho 2009

Renato Aquino - Português para Concursos

português para concursoNo terceiro post sobre "Indicações", quero falar um pouco sobre o livro "Português para Concursos" do professor Renato Aquino.

  • Sinopse:
"Esta obra apresenta a objetividade que o concursando necessita para o estudo. Ensina, em linguagem clara e simples, as regras gramaticais mais recorrentes nos concursos. Traz 850 questões comentadas e gabaritadas, extraídas de diversos concursos públicos como os jurídicos, de escolas técnicas, militares e vestibulares. O livro é um dos mais recomendados para concursos".
  • Minha Opinião:
1. O livro é muito bom devido à quantidade expressiva de exercícios, porém nem todos são comentados;
2. Os exercícios são organizados de acordo com cada assunto;
3. Há um capítulo sobre tipologia textual e exercícios sobre esse tema;
4. Fala brevemente sobre coesão textual;
5. Tem um capítulo separado sobre o plural dos nomes compostos; (assunto bastante cobrado em Concurso)
  • Contra:
A teoria é muito objetiva. ( Para os que desejam um aprofundamento, não recomendo)


E você, o que acha sobre o livro Português para Concursos?

4 comentários:

  1. Carlos Menezes5/1/10

    Comprei o livro após tentar estudar através da gramática do Evanildo Bechara, que considerei indecifrável por um estudante inexperiente da lingua portuguesa como eu. Nem o índice foi de fácil compreensão. Tenho a impressão de que pela profundidade com que os temas são abordados e pela linguagem altamente rebuscada, o material deve ter sido escrito para ser usado como consulta para os profissionais da área. A gramática está novinha lá em casa...

    Já o Portugues para concursos do Renato Aquino, achei um ótimo material, de fácil compreensão e muitos exercícios. A profundidade com que os temas são abordados me parecem proporcionais ao que os concursos de nivel medio do judiciario pedem.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, realmente a gramática do Bechara não é indicada para iniciantes. O livro do Renato Aquino ou Nílson Teixeira é mais indicado por ter uma linguagem simples e exercícios com gabarito! :)

    ResponderExcluir
  3. É! Realmente o livro do Bechara é para quem é de Letras e tudo mais... Eu sou de informática, prestarei concurso para EsFCEx e ele é indicado na bibliografia. Mas, quando comprei, solicitei a troca imediatamente (via Internet). Pois quem é de exatas já não gosta muito de português, imagina com este vocabulário que o Bechara apresenta neste livro. Dizem que o Gramática Escolar... deste mesmo autor tem uma linguagem mais acessível. Mas, nem quero saber, rsrs... Comprei o do Renato Aquino (Bom p/ concurso) e estou querendo comprar o do Nilson Tixeira, como indicado pela Senhora, Prof. Eliane Vieira. Bjus, Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor dele é a grámatica escolar ou a Novissíma gramatica 48° ed

      Excluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;