21 setembro 2009

Questões Comentadas no [Português | Concurso]

Questões comentadas no portugues-concursoO objetivo do [Português | Concurso] é ser um blog de referência, em se tratando de Português para Concurso Público. Para que isso aconteça, necessário é muito trabalho, criatividade e conteúdo de excelente qualidade, pois os concurseiros que passam por aqui desejam encontrar bom conteúdo, exercícios e questões comentadas.
Já respondo a algumas questões aqui no blog, todavia meu desejo sempre foi o seguinte: selecionar questões anteriores (de vários níveis) e compartilhar com vocês os mecanismos que uso para resolvê-las.

Então, caro leitor, vejo que a hora é esta. Isso contribuirá ainda mais para o sucesso do [Português | Concurso] e, espero, para crescimento de todos quanto à aprendizagem da Língua Portuguesa.

Para estrear mais uma seção, comentarei uma questão de sintaxe, da prova do Tribunal de Justiça / 2004. Vamos a ela!

Questão 26

(A) Os advogados, inquietos, esperavam o resultado do processo;
(B) Inquietos, os advogados esperavam, o resultado do processo;
(C) Os advogados, esperavam inquietos o resultado do processo;
(D) Os advogados, esperavam, inquietos, o resultado do processo;
(E) Os advogados inquietos o resultado do processo esperavam.


Resposta correta, letra A

Inquietos, nesta frase, funciona sintaticamente como predicativo do sujeito, conferindo uma característica transitória ao termo "os advogados"; portanto, por estar deslocado, é obrigatório o uso das vírgulas.

Vejamos o erro das outras alternativas:

Letra B
Apesar do predicativo do sujeito "inquietos" estar deslocado e marcado por vírgula, o erro está em separar o verbo "esperar" do seu objeto direto "o resultado".

Letra C

Aprendemos aqui no [Português |Concurso] que jamais se separa por vírgula o sujeito do seu predicado. Isso ocorreu nesta letra, veja: Os advogados (sujeito) separado por vírgula do seu predicado (,esperavam inquietos o resultado do processo)

Letra D

Ocorre nesta letra o mesmo erro anterior: sujeito e predicado são separados por vírgula.

Letra E

O predicativo do sujeito por conferir uma característica transitória, à frase, deve figurar entre vírgulas. A correção se daria com a mesma escrita da letra A

O que vocês acharam desta nova seção? Comentem! Participem!

Para mais questões comentadas, convido vocês a conhecerem o Curso Português em Foco

Até já,
Eliane Vieira

15 comentários:

  1. Anônimo24/9/09

    gostaria que vc me ajudasse com a seguinte questão :
    Assinalar a oração que começa com um adjunto adverbial de tempo:
    a) Com certeza havia um erro no papel branco.
    b) No dia seguinte Fabiano voltou à cidade.
    c) Na porta, (...) enganchou as rosetas das esporas...
    d) Não deviam tratá-lo assim.
    e) O que havia era safade

    * no gabarito diz que a resposta é a letra A , mas nao entendi porque , eu pensei que talvez pudesse ser a letra B ..
    Vc concorda que é a letra A ? pq ?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo24/9/09

    na letra e nao saiu tudo , mas a palavra que termina a frase é safadeza !

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, realmente é a letra B. Na letra A o adjunto adverbial " com certeza" é de afirmação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24/9/09

    Prof. Eliane, parabéns pelo trabalho!!
    Poderia me ajudar em 3 questões de concurso?
    1. Em "Os ortoréxicos têm verdadeira fixação por uma alimentação saudável,...", a palavra verdadeira é:
    a) uma conjunção
    b) um adjetivo <=== gabarito preliminar
    c) um advérbio
    d) um substantivo
    e) uma preposição

    2-Com relação ao emprego dos pronomes pessoais considere as seguintes construções:
    I) Trouxeram vários cardápios para mim escolher o almoço.
    II) Quando quiser sair, avise-me que irei consigo.
    III) Pode contar com nós todos a ajudá-lo nessa nova empreitada.
    IV) Se é para eu pagar todas as despesas, não irei.
    Quais estão corretas?
    a) Apenas a I, a II e a III.
    b) Apenas a III e a IV. <=== gabarito preliminar
    c) Apenas a II, A III e a IV.
    d) Todas elas.
    e) Nenhuma delas.

    3.Em "Descritas desde o antigo Egito, essas doenças se tornarammuito mais comuns nas últimas décadas...", flexionando-se a palavra DOENÇAS para o singular, quantas OUTRAS palavras devem ser flexionadas para ser mantida a concordância na oração?
    a) Uma
    b) Duas
    c) Três
    d) Quatro
    e) Cinco <===== Gabarito preliminar

    Muito agradecido pela ajuda

    Humberto Cavani

    ResponderExcluir
  5. Anônimo24/9/09

    obrigado por me responder a primeira questao !
    Mas tenho outra pra vc me ajudar ..

    Observe as duas frases seguintes :

    I- O proprietário da farmácia saiu .
    II- O proprietário saiu da farmácia.

    Sobre elas são feitas as seguintes considerações :
    Na I, da farmácia é adjunto adnominal
    Na II, da farmácia é adjunto adverbial.
    Ambas as frases tem exatamente o mesmo significado.
    Tanto em I como em II, da farmácia tem a mesma função sintática.
    Dessas quatro considerações :
    A) apenas uma é verdadeira
    B) apenas duas são verdadeiras
    C) apenas tres são verdadeiras
    D) as 4 são verdadeiras
    E) nenhuma é verdadeira

    * o gabarito esta dizendo que a letra A é a resposta certa ..

    Eu travei completamente na hora de resolver essa questão .
    Acredito que a afirmativa I esteja correta e a II também , na minha analise deveria ser a alternativa B a correta .. Oque voce acha disso ?

    Meu nome é Thiago , venho direto no seu blog estudar para concurso ! Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/9/09

    tenho duvidas em adjunto adnominal , por exemplo vou te dar uma frase ..
    A professora defendeu os direitos dos alunos e também dos professores.

    dos alunos = complemento nominal ou adjunto adnominal ?

    ResponderExcluir
  7. Thiago, somente as duas primeiras estão corretas, logo o gabarito é a letra B.

    ResponderExcluir
  8. Humberto, estou de acordo com o gabarito preliminar nas 3 questões.

    Anônimo, "dos alunos é AA", valor agente.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo25/9/09

    eliana preciso saber uma coisa que pode fazer enorme diferenca na minha diferenciacao entre complemento e adjunto adnominal .
    O exemplo que eu te dei : A professora defendeu os direitos dos alunos.
    é necessario olhar apenas a palavra que vem antes do adjunto , no caso direitos ?
    Os alunos que possuem o direito ? isso quer dizer que pertencem aos alunos ?
    Eu imaginei que talvez poderia ser complemento pq na frase eu olhei a frase toda e achei que : os direitos dos alunos foram defendidos , isso daria um carater passivo ou paciente como queira .

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/10/09

    Sobre a questão da frase: A professora defendeu os direitos dos alunos que o Anônimo enviou eu também tive o mesmo raciocínio dele. Por favor esclareça nossa dúvida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, você precisa olhar só para o termo anterior, regra geral, ok?
    A palavra que está dando valor passivo é direito, ou seja, os direitos formam defendidos. Todavia os direitos eram dos alunos = direito deles. Logo, temos um valor agente para o termo "dos alunos" ;)

    ResponderExcluir
  12. Humberto, com relação a questão 3 não concordo não!

    Entendi que a pergunta solicita "quantas OUTRAS" devem sofrer flexão. Creio ser a alternativa D, pois não seria incluso na contagem a palavra "doença".

    Sem mais,

    Eber

    ResponderExcluir
  13. Humberto. Desculpe. falei bobagem. Não ví os termos restantes da pergunta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Roberto10/12/09

    Professora; tenho um pouco de dificuldade em semântica e adjunto adnominal e gostaria que a senhora resolvesse essa questão que eu errei em uma prova.

    Esse é o trecho do texto:
    – Para alcançar as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU, e controlar a epidemia crescente das doenças crônicas, é necessário lutar com urgência contra a má nutrição no mundo, tanto causada pelo excesso quanto pela falta – afirmou a presidente do comitê,
    Catherine Bertini.

    Aqui é a questão, os termos destacados são os que estão entre parênteses.(no gabarito é a B a correta):

    3 - No Texto I, em “e controlar a epidemia crescente (das doenças crônicas),” (􀁁. 13-14), o termo destacado está ligado sintaticamente ao substantivo “epidemia”. O termo que desempenha função sintática idêntica ao destacado acima está no trecho:

    (A) “enquanto cerca de 300 milhões de adultos são (obesos,)”

    (B) “...que ajude as autoridades (nacionais) a enfrentar os problemas.”

    (C) “– Para alcançar as Metas do Milênio estabelecidas (pela ONU,)”

    (D) “Todos eles estão (mais) expostos...”

    (E) “entre outras doenças ligadas (ao excesso de peso.”)

    ResponderExcluir
  15. Anônimo23/12/09

    RAPIZODIA
    Vc está corretíssima(o)!!!
    Alternativa D

    *************************
    Humberto, com relação a questão 3 não concordo não!

    Entendi que a pergunta solicita "quantas OUTRAS" devem sofrer flexão. Creio ser a alternativa D, pois não seria incluso na contagem a palavra "doença".

    Sem mais,

    Eber

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;