30 junho 2009

Gramática - Marcelo Rosenthal

gamática rosenthalJá escrevi aqui no [Português | Concurso] que, antes mesmo de se começar a estudar para determinado concurso, devemos entender o que será cobrado e por onde iniciaremos o estudo.
Se você não leu o artigo, sugiro que o leia antes de prosseguir! Segue o link:  Conhecendo a D. Gramática


Como nosso blogue é sobre Português para Concurso, sempre recebo e-mails de candidatos pedindo a indicação de uma boa gramática. Já que os pedidos têm se tornado cada vez mais frequentes, resolvi criar um marcador chamado "Indicações" e postar minhas impressões, sugestões, críticas sobre livros, gramáticas e apostilas.
Para começar, falarei um pouco sobre a "Gramática para Concursos" do Professor Marcelo Rosenthal.

  • Nota da Editora: "Esta não é mais uma dentre tantas gramáticas que estão no mercado. Voltada para quem deseja prestar concurso público, ela traz uma abordagem teórica de todos os principais conteúdos exigidos em concursos, além de exercícios em boa quantidade e apresenta gabarito minunciosamente comentado".
Minha Avaliação:
1. O autor - de forma bastante resumida - aborda conteúdos sempre presente em concursos públicos, tais como ortografia, concordância, regência, crase entre outros.
Marcelo também c
ompara o que os principais gramáticos, tais como Evanildo Bechara, Celso Cunha e Rocha Lima escrevem, com o intuito de facilitar a vida do candidato.

2. Possui exercícios (todos com gabarito), além de comentar algumas questões.
3. Apresenta também a série "Bizu", com dicas para reconhecimento de alguns assuntos importantes cobrados em provas, por exemplo: a função sintática do pronome relativo e do demonstrativo.

4. Há, também, um capítulo sobre interpretação de texto, argumentação, anáfora, catáfora e tipologia textual (dissertação).

E você, o que acha da gramática do professor Marcelo Rosenthal?

10 comentários:

  1. Cássio Arouca15/7/09

    Eliane, tive a oportunidade de avaliar o material e devo corroborar quanto à sua qualidade. Contudo acho um absurso o valor cobrado, R$80,00.
    Além do mais, qualquer material pode facilmente ser encontrado na rede. Basta apenas que o interessado saiba filtrar as informações coletadas.
    Talvez alguém responda que a aprovação em um concurso não tem preço. Sim, concordo, mas desde quando livro garante aprovação em concurso?
    Atualmente os donos de cursos e empresários da "máquina dos concursos" se aproveitam da fragilidade dos candidatos para vender "milagres".

    ResponderExcluir
  2. Cássio, concordo com você. Realmente o preço, não só desse, mas de qualquer livro para Concurso é muito elevado,obrigando a maioria dos candidatos a buscar outras fontes de consulta.
    Também acho que a compra do livro não garante aprovação de ninguém, o problema é que nós preferimos acreditar em milagres a sentar o "bumbunzinho" e estudar.
    Gostei muito do seu comentário! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora, concordo com o seu post e comentário, para complementar segue o link de um site muito bom para os concursandos: www.tudosobreconcursos.com.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16/3/10

    Comprei e fiquei e não gostei. Ptz, fui uma coisa básica que ortografia e no livro simplismente esta assim: Palavras que se escrevem com tal letra: e aí uma lista de palavras com tal letra. Mas, não diz o porque de nada. Se para ver palavras que se escreve com "S", por exemplo. Fico um dicionário simplestes. Muito fraco

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Vou dar a minha opinião sem querer ofender ninguém. Eu não gostei da Gramática para concursos do professor Marcelo Rosenthal. Foi cara demais, e para mim não compensou o valor. É básica demais, tem exercícios em excesso e pouca teoria. Realmente a compra de um livro não garante aprovação. Mas ajuda um bocado. Comprei a Gramática do professor Nilson Teixeira e adorei. E estudo também pela gramática do professor Bechara que me foi emprestada por um amigo (que já é servidor público). Alguns podem até acreditar em milagres e pensar que a simples compra de um livro vai garantir a aprovação, mas não todos. Muitos como eu estudam. E estudam muito. E principalmente através de livros (essenciais). Há bibliotecas e também a internet para aqueles que não tem condições de comprar livros.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não gostei do material, peca em vários assuntos pela brevidade, além de ser incompleto quanto a explicação ( procurem na parte de pronomes ( próclise, enclise e mesóclise ). Não recomendo !

    ResponderExcluir
  10. PARTE DE VERBOS E CONCORDÂNCIAS SÃO ÓTIMAS

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;