25 junho 2009

Passar em Concursos? Tarefa Possível!

passar em concursoCrise mundial: desemprego, desespero, incerteza...Diante de tudo isso, percebemos que a melhor opção para um futuro tranquilo é a aprovação em Concurso Público. Contudo, há de se esperar que ela não cai do céu!

Na maioria das vezes, começa assim: decidimos que vamos passar em qualquer  concurso (1º erro). Procuramos um cursinho e, felizes da vida, começamos a estudar (1º acerto).

Logo no 1º dia de aula, percebemos que não estamos sós... Muitas pessoas tiveram a mesma ideia. Olhamos ao redor, constatamos que há umas 100 pessoas amontoadas em uma sala, esperando o milagreiro, digo, o professor dar dicas que nos façam passar...(2º erro)

A aula é sobre acentuação gráfica (é só um exemplo) e ele - o professor - está dando altos "macetes", as pessoas perguntam, se interessam; enfim participam! E você, ah... Você não lembra mais o que é paroxítona, oxítona... Aqueles bagulhinhos chatos que não aprendemos na escola! E aí? Vai perguntar para ele o que é isso? Claro que não... Depois vejo em algum livro (3º erro).

Você pensa: "- Não iria levantar a mão para perguntar uma bobagem dessas...". Neste momento começa o famoso "empurrar com a barriga". (4º erro)
O que gostaria de dizer é que passar em Concursos exige dedicação, tempo, disciplina e vontade para aprender. Um número muito pequeno de pessoas estão preparadas, realmente, para os exames...
Comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que eram necessários, pelo menos, cinco passos para alcançar a tão sonhada aprovação, vejamos cada um deles a seguir:

1. Seja um Vencedor!
Muitas vezes, com as decepções da vida, não acreditamos que somos capazes de realizar algo, seja na área financeira, intelectual ou afetiva. Entretanto, saiba que Você Pode! A carreira pública é algo alcançável; mas, como em tudo na vida, é necessário esforço e empenho.

2. Seja Disciplinado!
Organize seu horário de estudo, faça um planejamento.
Veja as matérias que você tem mais dificuldade e comece por elas. Estude, no mínimo, três vezes por semana os conteúdos que sempre caem em Concursos - Língua Portuguesa - por exemplo.

3. Seja Paciente!
É provável que a aprovação não venha no 1º concurso. Contudo, não desista! Lembre-se de que é preciso estudar até passar.

4. Seja um Investidor!
Não adianta nada você estudar sem um material adequado. Adquira livros ou apostilas de fontes confiáveis, que tenham gabarito revisado e, se possível, questões comentadas. Se tiver alguma dúvida, separe um dinheirinho para investir em um professor particular. Às vezes é melhor pagar um pouco mais caro e resolver o problema do que fazer vários cursinhos e a dúvida persistir.

5. Seja Equilibrado!
Não se enfurne no quarto 24 horas por dia, 7 dias por semana, achando que vai aprender tudo de uma hora para outra, o conhecimento é construído de pouquinho em pouquinho, todos os dias. Dê tempo ao seu cérebro para absorver tanta informação nova e para saber se realmente obteve conhecimento faça muiiitos exercícios!

Um fortíssimo abraço,
Prof. Eliane Vieira

7 comentários:

  1. Débora16/7/09

    Nossa muitoo bacana!!
    Amei e sempre bom ter dicas assim!
    Ki Deus te abençõe!
    Abraços
    Débora

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Débora! Seja bem-vinda ao Português para Concurso :D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/8/09

    Professora Eliane
    Meu Nome é Donata, e conheci seu trabalho pelo You Tube, estou admirada com a sua maneira de explicar, estou precisando muito me aprimorar em Português, e parece que você tirou um tijolo da minha frente, tudo que é explicado por ti, fica bem claro na minha mente. Muito, mas muito obrigada. E fique com Deus.
    Abs Donata

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito obrigada Donata. Fico feliz em poder ajudar!;)

    ResponderExcluir
  5. Professora Eliane,

    Meu nome é Izael tenho 32 anos, voltei a estudar este ano depois de 12 anos.
    Estou cursando a 5° serie do isino fundamental no programa EJA em Braslia.

    Vi seu trabalho no You Tube, fiquei imprecionado com a clareza de suas explicações, você é dez rsrsrs, muito obrigado.
    A descupa me pelo o mal Portugues, ainda estou aprendendo.

    ResponderExcluir
  6. Izael, é isso aí! Fico mega feliz por um trabalho tão simples ajudar a tantas pessoas! Se tiver dúvidas é só colocá-las aqui para te ajudarmos, ok? Abraço! :D

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS!!! PROF. CONTINUE ASSIM AJUDANDO A QUEM PRECISA. BJO

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;