19 junho 2009

Conhecendo a Dona Gramática

gramática
Quero explicar alguns princípios básicos para aqueles que estão estudando para Concurso. Por incrível que pareça, muitos candidatos não sabem (ainda) o que estudar, onde encontrar os conteúdos do edital, que gramática usar e por aí vai...
Recebo muitos e-mails pedindo milagres do tipo: consigo estudar todos os conteúdos de Português em 2 meses, 1 mês, 1 semana? Você pode dizer o que tenho de estudar para o concurso tal... Tem algum material resumido para eu decorar a matéria?

Nossa! Isso me irrita um pouco, pois se nos matriculamos em um curso de inglês, temos certeza (e aceitamos) que não falaremos esta língua em 2 meses! Se fizermos uma prova (em inglês) com somente 3 meses de estudos, teremos um desempenho satisfatório? Por que tanto imediatismo? Com bem diz o Willian Douglas, concurso é um planejamento a médio-longo prazo.
Pensando em amenizar um pouco isso, explicarei o fundamental para qualquer concurseiro, a saber: o que é gramática, como está dividida e como analisar o edital do IBGE, separando o conteúdo por assunto. Observe:
De forma simples e objetiva, gramática é um conjunto de regras estabelecidas por estudiosos, tais como: Rocha Lima, Evanildo Bechara, Celso Cunha com base no uso da língua consagrada pelos bons escritores (Machado de Assis, José de Alencar...)
  • Como está dividida?
A Gramática possui três principais classificações, são elas: Fonologia/Fonética, Morfologia e Sintaxe.
a) A Fonologia/ Fonética é o estudo da produção e percepção dos sons da fala humana.
b) Morfologia: estudo da estrutura e da forma das palavras.
c) Sintaxe: estudo das relações das palavras nas frase, das frases na oração e da oração nos períodos.

Obs.: em algumas gramáticas, há a inserção de uma quarta classificação: a Semântica.
  • Análise do Edital do IBGE:
Edital: Compreensão e interpretação de texto, Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Pontuação; Estrutura e seqüência lógica de frases e parágrafos; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Classes das palavras; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Emprego da crase; Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos; Vozes dos verbos; Emprego dos pronomes; Sintaxe: termos essenciais, termos integrantes, e acessórios da oração.


Em princípio este parece pequeno, mas faremos a ordenação de cada um desses conteúdos, seguindo a classificação que foi explicada acima.


Fonética: Ortografia oficial; Acentuação gráfica.

Morfologia: Classes das palavras (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição); Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos; Vozes dos verbos; Emprego dos pronomes;


Sintaxe: Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Emprego da crase; termos essenciais (sujeito e predicado), termos integrantes (complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva), termos acessórios da oração (adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto).


Semântica: Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.


Linguística Textual: Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos.


Espero ter ajudado, se houver dúvidas - postem-nas (logo abaixo) nos comentários!

Forte abraço,
Prof. Eliane Vieira

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professora Elíane Víeíra, há muito tempo que não estudo a lingua portuguesa e to me preparando para concursos, gostaria de saber por onde começar a estudar a gramatica. Deixo a morfologia na ponta da lingua depois passo para Sintaxe ??

    Como iniciar, se for possivel passo a passo.

    Agradeço desde de ja.

    ResponderExcluir
  3. Felipe, comece por fonologia: http://www.portuguesconcurso.com/search/label/Fon%C3%A9tica

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;