25 setembro 2009

Comentário de Uma Questão Acerca de Adjunto e Complemento

comentário questão adjunto e complementoEste é o segundo post com o objetivo de comentar algumas questões de Português de concursos anteriores. Se você não leu o anterior, eis o link:


Comentarei hoje uma questão da banca ESAF sobre o uso do complemento nominal e do adjunto adnominal, observe:


(ESAF) “Por outro lado, há sentido na paranoia: se fosse de propósito, a sabotagem do idioma – que tem seus beneficiários – não seria mais eficiente.”
“É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado.”
Assinale a afirmativa correta em relação aos termos sintáticos antecedidos pela preposição de nas frases acima.

a) os dois termos exercem a função de adjunto adnominal;
b) os dois termos exercem a função de complemento nominal;
c) os dois termos exercem a função de objeto indireto; 
d) só o primeiro termo é complemento nominal;
e) só o segundo termo é objeto indireto.

O termo "do idioma" se liga ao substantivo abstrato "sabotagem" por meio de uma preposição e apresenta valor paciente: o idioma foi sabotado. Logo, estamos falando de um complemento nominal.


Já em "o significado das palavras", temos o termo "das palavras" ligado ao substantivo "significado", também por meio de uma preposição. Todavia, o valor agora é ativo: As palavras significam, logo trata-se de um adjunto adnominal.


A partir dessa análise, basta buscar, nas opções disponíveis, a resposta correta: letra D

Se não ficou, ainda, muito claro diferenciar o Adjunto do complemento, sugiro que assista a dois vídeos, seguem os links:

Até já,
Eliane Vieira

2 comentários:

  1. Bom dia, professora Eliane Vieira, tudo bem?

    Meu nome é Carlos Davi e, primeiramente gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de criar um blogue para falar sobre as questões de português que atormentam muitos candidatos.

    Descobri seu blogue na semana passada e graças a ele consegui esclarecer muitas dúvidas.

    Porém, professora, o assunto acima tem me tirado o sono. Por mais que eu estude, leia e faça exercícios, não consigo me sentir seguro no que se refere às diferenças entre ADN x CN.

    Gostaria de sua ajuda para resolver questão que encontrei no livro do professor Marcelo Rosenthal, (gramática para concursos - 3ª edição, editora campus, páginas 267,268 e 270, capítulo 19).

    Nas páginas 267 e 268, o autor informa que "a preposição nocional acrescenta ao período um valor semântico, introduzindo o ADN, o aposto e o adjunto adverbial." Já a preposição relacional não acrescenta valor semântico, visto que é tão somente uma exigência gramatical. Sendo assim, a preposição relacional introduzirá o objeto indireto e o CN.

    Pois bem, na página 270 há uma questão (n.° 8) que tem o seguinte enunciado:

    (Magistério - NCE) O item em que a preposição de (do, da, dos, das) tem valor predominantemente gramatical, e não semântico, é:

    a) ... a nova geração de intelectuais...
    b) ... porta-voz da frustração...
    c) ... encontrar um nome de cientista...
    d) ... o filho direto do protesto...
    e) ... resgatar o homem de seus males...

    vou adiantar que o gabarito informado no livro é a letra "e". É justamente aqui que está a minha dúvida.

    No meu entender, o termo preposicionado DE SEUS MALES está ligado a HOMEM. Homem é substantivo concreto, portanto o termo preposicionado seria ADN, correto? Sendo ADN, a preposição tem valor nocional.

    Mesmo que se adote o critério de agente/paciente, entendo que o homem possui males, e não o contrário. Desse modo, ainda assim o termo preposicionado seria ADN, denotando o valor nocional da preposição.

    Só para concluir. Se a preposição relacional introduz OI ou CN, pra mim, a resposta seria a letra "b", visto que a frustração não porta, mas sim é portada, tendo valor passivo, o que me leva a crer que seria CN e que a prep seria relacional.

    Por favor, professora, esclareça essa dúvida e me corrija onde eu estiver errando, pois não tenho mais a quem recorrer.

    Desde já, agradeço a atenção.

    P.S. Só para a senhora ver como tentei todas as possibilidades, tentei verificar se o verbo "resgatar" é VTDI, o que me levaria a crer que "homem" seria OD e "de seus males" OI, aí sim teria valor passivo e seria introduzido pela preposição relacional. Mas no dicionário que pesquisei, resgatar é VTD...

    Socorro.... rs..

    ResponderExcluir
  2. Para confirmar o exposto também é possível tornar o fragmento passivo: o homem foi resgatado de seus males.

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;