27 agosto 2009

Tipologia Textual - Descrição

descrição
Português para Concurso: na aula anterior, falei sobre alguns conceitos básicos pertinentes a uma boa interpretação de texto, tais como interlocutor, conceito de texto, dicas de leitura etc.
Sabemos que essa, muitas vezes, tira o sono de qualquer candidato a Concurso Público, porém interpretar um texto não é tão difícil assim... Basta atentar a alguns aspectos importantes: identificar o tipo do texto, o método argumentativo, a ideia principal (tópico frasal), as relações de significado entre os períodos...Todavia, antes de estudarmos algo mais profundo, temos de partir de um início, é óbvio!
Começaremos, então, pelo modo discursivo, ou seja, como um texto se organiza.
Você já deve saber que existem três tipos de organização textual em nossa língua são eles: descrição, narração e dissertação. Como o objetivo do [Português para Concurso] é passar o máximo de informação, além de prezar pela qualidade desta, dividirei a aula em 3 partes: 1ª Descrição (conceito, exemplos de textos, características e estrutura), 2ª Narração e 3ª Dissertação, vamos à aula!


TIPOLOGIA TEXTUAL


1) DESCRIÇÃO: é descrever um objeto, uma pessoa, um lugar. Requer observação cuidadosa, para tornar o que vai ser descrito em um modelo inconfundível, porém, não se trata de enumerar uma série de elementos, mas transmitir sensações, sentimentos. É criar o que não se vê, mas se percebe ou imagina; é não copiar friamente uma imagem, mas deixá-la rica, pois o ser e o ambiente são aspectos importantíssimos na descrição.
Existem duas possibilidades de descrição:

a) Descrição objetiva: quando o objeto, o ser, a cena, são apresentadas no seu sentido real. Exemplo: "Sua altura é 1,85m. Seu peso, 70Kg. Aparência atlética, ombros largos, pele bronzeada. Moreno, olhos negros, cabelos negros e lisos".

b) Descrição subjetiva: quando há maior participação da emoção, ou seja, quando o objeto, o ser, a cena, a paisagem são apresentados em sentido figurado. Exemplo: "Nas ocasiões de aparato é que se podia tomar pulso ao homem. Não só as condecorações gritavam-lhe no peito como uma couraça de grilos. Ateneu! Ateneu! Aristarco todo era um anúncio; os gestos, calmos, soberanos, calmos, eram de um rei..."
("O Ateneu", Raul Pompéia)
  • Estrutura:
a) Introdução: a perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto e distingue seus aspectos gerais.

b) Desenvolvimento: capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente.

c) Conclusão: não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização.
  • Características:
a) Presença de Substantivos e Adjetivos.
                               O dia transcorria amarelo, frio, ausente do calor alegre do sol.

b) Frases curtas dão um tom de rapidez ao texto.

Vida simples. Roupa simples. Tudo simples. O pessoal, muito crente.

c) Sensibilidade para combinar e transmitir sensações física (cores, formas, sons, gestos, odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos).

d) Verbos de estado

e) Linguagem metafórica

Exemplos:


Darcy Ribeiro (fragmento)
Um dos mais brilhantes cidadãos brasileiros, Darcy Ribeiro provou ao mundo que um homem de nada mais precisa além da coragem e da força de vontade para modificar aquilo que, por covardia, simplesmente ignoramos. Ouvi-lo, mesmo que por alguns instantes, nos levava a conhecer sua sabedoria e simplicidade, era um verdadeiro intelectual cuja convivência com os índios o fez adquirir invejável formação humanística.
Darcy tinha a pele clara, olhos negros e curiosos, lábios finos e trazia em seu rosto marcas de quem já deixou sua marca na história, as quais harmoniosamente faziam-lhe inspirar profunda confiança. Apesar de diabético e lutar contra dois cânceres, não fez disso desculpa para o comodismo ante os seus ideais maiores, ele sabia o que queria, e não mediu esforço para conseguir.

Descrição de Objeto – Clarinete (fragmento)

Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra.
O clarinete que possuo foi obtido após o meu nascimento, doado como presente de aniversário por meu bisavô, um velho músico, do qual carrego o nome sem tê-lo conhecido. O clarinete é feito de madeira, possui um tubo predominantemente cilíndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe prevalece a cortiça, além das chaves e anéis de junção das partes, de meta. Sua embocadura é de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a palheta bucal.
Sua cor é confundivelmente marrom, havendo partes em que se encontra urna sensível passagem entre o castanho-claro e o escuro. Possuindo cerca de oitenta centímetros e pesando aproximadamente quatrocentos gramas, é facilmente desmontável, o que lhe confere a propriedade de caber numa caixinha de quarenta e cinco centímetros de comprimento e dez de largura...

Até a próxima,
Prof. Eliane Vieira


3 comentários:

  1. Anônimo17/1/10

    Onde encontro o gabarito das 12 quastoes de "Texto Narrativo (sequencia de fatos)"?

    Alessandra Amorim

    ResponderExcluir
  2. Alessandra, deixe o link da aula, que te ajudo, ok?
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Os dois textos são descritivos. Um descreve Darcy Ribeiro e o outro um objeto, o clarinete.

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;