30 maio 2009

Desvendando os Segredos da ESAF

esaf
Sabemos que não adianta nada estudarmos os conteúdos exigidos pelas bancas, sem sabermos exatamente como eles serão cobrados.
Pensando nisso, criei a série de artigos "Desvendando os segredos..." em que publicarei as principais características das diversas bancas existentes e darei como exemplo uma ou duas questões exploradas em provas.
A primeira banca de que falaremos é a ESAF - Escola de Administração Fazendária. Ela é vista por muitos candidatos como uma das bancas mais difíceis atualmente.

Essa dificuldade está relacionada à forma como as questões são elaboradas. Primeiramente, a predominância da prova ESAF é a análise do discurso e a Linguística textual. As questões são de nível intermediário e avançado, ou seja, é necessário muito estudo.
Conteúdos como Anáfora, Catáfora, coesão, coerência, dêixis, semântica, concordância verbal, regência, crase são fundamentais para resolução das questões. Observe o exemplo retirado da prova de Administrador ENP - 2006

19- Assinale a opção em que há problema de sintaxe.

a) A crise de 2002 reduziu signifi cativamente o fl uxo de recursos externos no Brasil e levou bastante o risco-país, indicador de confi ança do investidor estrangeiro num determinado país.

b) Em 2003, houve um ajuste fi scal mais fi rme para controlar a inflação, a expansão do crédito doméstico e o aumento da demanda externa por produtos brasileiros, fato que permitiu a retomada do crescimento da economia em 2004.

c) As políticas de ajuste ainda permitiram a diminuição de dívida líquida do setor público de 57,2% do PIB, no fi nal de 2003, para 51,8%, no fi m do ano passado.

d) Para continuar a crescer de forma sustentável é necessário recuperar os investimentos e ampliar a capacidade de atrairem recursos estrangeiros.

e) Para enfrentar esses desafi os, são necessários os esforços para equilibrar as contas da Previdência Social, reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), implementar a nova Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior e aprovar a lei das Parcerias Público-Privadas.

(Adaptado de Em Questão, n. 355- Brasília, 12 de setembro de 2005)

Eleve seu nível de conhecimento estudando, pelo menos, 2 horas por dia. Reconheço que a ESAF é uma banca de alto nível, porém é possível conseguir êxito nas provas.

Forte Abraço,
Prof. Eliane Vieira


2 comentários:

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;