08 dezembro 2017

Questões de Pontuação



[Questões de Pontuação]  

Questão 01. A pontuação está correta em:

  a)  O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública que assim se pronunciou:
 – Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 

  b)  O áspero comentário que se refere à notícia, de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública. Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 
  c)  O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares, cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública:
 – Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde; devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 


  d)  O áspero comentário que se refere, à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública. 
– Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 

  e)  O áspero comentário que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram, seu encontro com o papa foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública:
– “Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média, à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos”.







Questão 02.  
“Temos uma notícia triste: o coração não é o órgão do amor.”

Nesse caso, o emprego dos dois pontos se justifica porque 

 a)  se esclarece a seguir o sentido de palavras anteriores. 
 b)  é explicada uma afirmação precedente. 
 c)  se mostra a conclusão de um raciocínio. 
 d)  se explicita o termo “notícia triste”. 
 e) se retifica um erro cometido. 




Quer Aprender Português de Um Jeito Simples e Prático?  👇





Questão 03 - O texto a seguir é referência para a próxima questão. 

O discurso universalista dos direitos humanos, construído sobre o paradigma liberal-individualista da modernidade, apresenta limitações no que se refere ao reconhecimento e à concepção positiva da humanidade de determinados grupos historicamente inferiorizados, que são alvo de preconceito, de discriminação e de exclusão. O objetivo deste trabalho é apontar a perspectiva da interculturalidade como possibilidade para a construção de uma visão de direitos humanos que parta da realidade socio-histórica de América Latina, caracterizada pela pluralidade de culturas, mas que, todavia, tem menosprezado certos indivíduos e grupos (negros, indígenas, mulheres e homossexuais). Para tal apontamento, faz-se uma análise bibliográfica das bases ideológicas do discurso dominante (ocidental) dos direitos humanos, expondo as insuficiências do multiculturalismo e propondo a interculturalidade. 
Os resultados finais apontam que a interculturalidade é a saída mais adequada para a efetivação dos direitos humanos na América Latina, pois abarca as realidades plurais que se apresentam na região e enfrenta a lógica hierarquizadora imposta pelo projeto moderno/colonial, elemento que não é enfrentado pelo multiculturalismo.                                            

O emprego dos sinais de pontuação contribui para a obtenção de sentido em textos de diversos gêneros, como o resumo de trabalho acadêmico, gênero a que pertence o texto anterior. Assinale a alternativa que contém a análise adequada a esse respeito.  

 a)  Os parênteses são empregados para revelar generalizações.  
 b)  A vírgula que antecede a palavra “pois” é opcional. 
 c)  No primeiro período, há duas orações explicativas.
 d)  O conectivo “todavia” é isolado por vírgulas para ter seu efeito amenizado. 
 e)  As vírgulas empregadas no texto denotam ordem sintática direta. 


Questão 04. O texto a seguir é referência para a próxima questão. 

Minimundo é o nome do parque temático que é uma das atrações turísticas de Gramado, principal destino de viagens pela Serra Gaúcha, em Rio Grande do Sul. 
      A história do Minimundo começa com a vontade de um pai e um avô de agradar a duas crianças com um pequeno mundo de miniaturas no jardim diante do seu hotel. Uma espécie de mundo de fantasia com uma casinha de bonecas, castelos e ferrovias. Com o crescimento das crianças, o jardim evoluiu para um parque com novas miniaturas que virou atração para os hóspedes do hotel, e daí até se tornar no que é, um dos roteiros de turistas e de excursões em visita a Gramado.
      Boa parte das réplicas em miniaturas representam construções da Alemanha. Nele residem cerca de 2.500 “habitantes”, distribuídos entre os mais variados ambientes, que podem aumentar com a evolução das construções da minicidade. O parque ainda conta com infraestrutura: um café que serve lanches e tortas alemãs, uma loja de souvenir e um espaço infantil.
                                                                                    (Fragmentos de: https://cronicasmacaenses.com) 


O parque ainda conta com infraestrutura: um café que serve lanches e tortas alemãs, uma loja de  souvenir e um espaço infantil. (último parágrafo)

Os dois-pontos no segmento acima introduzem concomitantemente as ideias de:

 a)  enumeração e exemplificação. 
 b)  explicação e resumo. 
 c)  explicação e distribuição. 
 d)  distribuição e exemplificação. 
 e)  especificação e resumo. 


Questão 05. 
Em setembro, Lúcia e Mauro vão conhecer a fazenda de seus primos. Pretendem visitar diversas cachoeiras e trilhas. Para a viagem, eles não poderão esquecer de levar: blusas, repelentes, lanternas, colchonetes e escovas de dentes.

Nesta frase, os dois pontos foram utilizados para anunciar:

 a)  resumo do que foi enunciado anteriormente.
 b) citação discursiva.
 c) acréscimo de discurso direto.
 d) sequência das idéias interrompida. 
 e) enumeração explicativa. 




Quer Aprender Português de Um Jeito Simples e Prático?  👇






Gabarito 

1- A
2- D
3- C
4- A
5- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;