16 novembro 2009

Semântica das Circunstâncias - Concurso

semântica das circunstâncias - concursoApós uma semana sem atualizar o blogue, volto para me redimir...=/
O assunto da aula de hoje é, sem dúvida, um dos mais cobrados em Concurso Público: valor semântico! Acredito que essa seja a matéria causadora de muitas dúvidas. Os concursos, em geral, não cobram gramática pela gramática e sim, a gramática aplicada ao (con) texto. Por isso, a dificuldade em perceber o tal do valor semântico...
Você já deve ter ouvido, um monte de vezes, que o adjunto adverbial expressa uma circustância. Contudo, se fizéssemos a pergunta: O que é circunstância? Talvez, faltariam as exatas palavras à definição. Por isso, começaremos, efetivamente, nossa aula definindo tal palavra.


  • Circunstâncias: são os elementos secundários, que se agregam às ideias básicas. Observe o texto:

Na Europa, vários países, hoje, demonstram evidente preocupação com as suas reservas de água doce, porque desenvolveram a consciência de que ela faltará.

A ideia principal do texto é:


"vários países demonstram evidente preocupação com as suas reservas de água doce".


Contudo, à essa ideia se juntam alguns termos acessórios, com objetivo de expandir o conteúdo frasal. Acompanhe a análise:


Em "Na Europa", percebemos que a locução adverbial indica, claramente, circunstância de lugar. Aqui, a intenção do autor é especificar, restringir a quantidade de países. Quando ele diz "vários países", podemos perfeitamente pensar em Brasil, Paraguai ou México, por exemplo. Todavia, quando ele especifica que são países da Europa, não se pode pensar em território brasileiro, nem em paraguaio, tampouco mexicano.

Outra circunstância que se une à ideia principal é a indicativa de tempo. Seu representante oficial é o adjunto adverbial "hoje" (nele há também valor restritivo).
A terceira circunstância indica causa. Essa é feita, não mais por adjuntos adverbiais e sim, por uma oração iniciada pela conjunção "porque". (Na verdade, neste período, existem duas orações: "porque desenvolveram a consciência" e "de que ela faltará", esta última funciona como complemento nominal do nome "consciência".


Neste jogo semântico, não podemos nos esquecer da coerência e coesão textuais, veja:

Embora a situação crítica exista, há uma impressão de certo sensacionalismo, portanto deve-se iniciar uma revisão cautelosa, mas não é preciso qualquer pânico.

Neste pequeno texto, há a perfeita relação de coerência, coesão e semântica entre as quatro orações, pois a primeira expressa circunstância concessiva, a segunda - que é sua principal - vem seguida de outra iniciada pela conjunção "portanto", logo a terceira expressa valor conclusivo em relação à segunda. A quarta, introduzida pelo conector "mas", expressa valor adversativo em relação à anterior.


Dica: estude os conectivos e as circunstâncias expressas pelo adjunto adverbial, isso o ajudará não só a escrever melhor, como também compreender textos.

Até já,

Eliane Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;