17 novembro 2009

Simulado de Português com Gabarito

simulado de portugues-concursoHoje teremos um simulado de Português com 10 questões. Ele foi elaborado pelo professor Edvaldo Ferreira (não o conheço, mas acho importante citar a autoria do exercício). O material foi encontrado no Shared. Bom estudo!


Nas questões de 01 a 04, marque o item sublinhado que apresenta erro de estrutura sintática ou de propriedade vocabular.


01) Ao falarmos em [a] inspeção pericial, para fins [b] de perícia da Justiça do trabalho, é que se faça [c], primeiramente, uma rápida recapitulação do histórico da no que [d] tange à [e] doenças ocupacionais.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E


02. Para o desempenho de suas funções, pode o perito e assistente técnico utilizar-se [a] de bem como [b] baseados [c] nesse artigo, podemos realizar a inspeção pericial em outra mantido [d] as mesmas condições técnicas de trabalho do tempo em que [e] o reclamante ali trabalhava

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E


03. A Justiça do Trabalho custará R$ 3 bilhões em 1999. Essa importância não seria excessiva se acaso viesse [a] sendo acionada unicamente em casos relevantes e inevitáveis, após falharem[ b] todas as tentativas de prevenção e solução dos conflitos diretamente pelas partes. A vulgarização do Judiciário, talvez estimulada pela inexistência de custos, não deveria contribuir para projetar imagem negativa do País, desencorajando a geração de empregos. Se desejamos ampliar e modernizar o mercado, é indispensável colocarmos o dedo na ferida, procurando saber as razões por que [c], à medida que[d] aumentam o desemprego e as relações informais de trabalho, o País se converte em fonte inesgotável de reclamações trabalhistas, sem que disso resultem[e] a elevação do padrão de vida dos assalariados.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E


04. As reações inflamatórias brônquicas nas broncopneumonias ocupacionais (BPO) são menos [ a ] claras, ou, pelo menos, não estão conceituadas com a mesma firmeza que [b ] as broncoespásticas. A não ser a bronquiolite dos enchedores de silo, causada pela exposição aguda a [c ] gases de N2, as demais inflamações brônquicas têm sua relação com a exposição ocupacional insuficientemente comprovada. Morgan, o principal estudioso desse assunto, tem, porém, desde 1978, uma posição favorável à [d] hipótese que [e] a exposição ocupacional a poeiras possa causar sintomas respiratórios.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E


05. Assinale a opção em que o(s) fragmento( s) sublinhado(s) está(ão) substituído(s) incorretamente por pronome(s).


a) Quando peço a observância da lei, é justamente porque a lei é o abrigo da tolerância e da bondade. / Quando peço a sua observância, é justamente porque ela é o abrigo da tolerância e da bondade.


b) (...) aquela que consiste na distribuição da justiça, isto é, no bem distribuído aos bons (...) / (...) aquela que consiste na distribuição da justiça, isto é, no bem distribuído-lhes(...)


c) Há algum chefe de partido (...) que não goze de prerrogativas especiais? / Há algum chefe de partido (...) que não goze delas?


d) Nas poucas vezes em que me atrevo a perturbar a serenidade absoluta deste recinto e a contrariar os sentimentos dos meus honrados colegas, tenho consciência, Sr. Presidente, de ter-me colocado sempre em um plano, que não se opõe nem à tolerância nem à paz (...) / Nas poucas vezes em que me atrevo a perturbá-la e a contrariá-los, tenho consciência, Sr.Presidente, de ter-me colocado sempre em um plano, que não se opõe nem à tolerância nem à paz (...)


e) (...) o único terreno em que nós, todos nós poderíamos aproximar e dar-nos as mãos (...) /
(...) o único terreno onde nós todos nos poderíamos aproximar dar-no-las (...)


06. Observando a sintaxe de determinados fragmentos, assinale a opção que apresenta a associação incorreta entre a(s) expressão(ões) ou o(s) termo(s) sublinhado(s) e a respectiva função sintática.


a) A paz! Não a vejo. Não há, como não pode existir, senão uma, é a que assenta na lei.
[predicativo ]


b) ...a paz que nenhuma criatura humana pode tolerar sem abaixar a cabeça envergonhada.
[ objeto direto ].


c) ... a paz que nenhuma criatura humana pode tolerar sem abaixar a cabeça envergonhada.
predicativo do objeto direto ]


d) Porventura temos sido nós iguais perante a lei, neste regime, nestes quatro anos de Governo, especialmente? [ adjuntos adverbiais ]


e) ... o único terreno em que nós todos nos poderíamos aproximar e dar- as mãos. [ objeto indireto]

07. Marque o texto que contém erro de estrutura sintática.


a) A partir deste ano, as empresas serão obrigadas a fazer a declaração de ajuste doImposto de Renda por via magnética ( disquete ou internet ).


b) O trabalho da Receita será simplificado, mas o Fisco ainda não tem idéia do impacto em que a medida pode causar nas 900 mil empresas que, no ano passado, declararam imposto por meio de formulário impresso.


c) As declarações de pessoa jurídica em 1997, referentes ao ano base 1996, totalizaram três milhões.


d) Só estão livres da obrigação as microempresas que optaram pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições Simples.


e) Deste total, dois milhões foram entregues à Receita em disquete e outras 100 mil, via Internet; o restante optou pelo tradicional formulário de papel.


08. Marque o texto que contém erro de estrutura sintática.


a) Os profissionais liberais têm-se mostrado conscientes e dispostos a participar do movimento pela reforma da sociedade.


b) O Secretário solicita a essas pessoas que recorram a profissionais credenciados para obter esclarecimentos.


c) Cidadãos e governo colocaram-se frente a frente e finalmente entraram em acordo sobre a reforma tributária.


d)Para diminuir a sonegação fiscal, o governo concede anistia a quem apresentar a retificação de sua declaração de renda.


e) Devido a necessidade de tornar a tarefa política mais ética e saudável, tem havido
significativa mobilização.


Leia o texto que segue para responder a questão 09.


Ocorre que o contribuinte, ao ingressar no Refis, pode ter, pendente de decisão judicial,pretensão à restituição de tributo que tenha pago indevidamente. Nesse caso, a questão que se coloca é a de saber se a Fazenda Pública, afinal vencida na ação de repetição do
indébito, poderá exercer o direito à compensação, deduzindo simplesmente o valor, a cuja restituição foi condenada, do valor do débito consolidado no Refis.
.



09. Marque a alternativa que não é verdadeira.


a) Em “... a questão que se coloca é a de saber se a Fazenda Pública...” (linhas 2 e 3 ) pode-se suprimir “a de” sem prejuízo da correção do enunciado.


b) Em “tenha pago” ( linha 2 ) pode-se usar também o particípio passado regular.


c) “pendente de decisão judicial” ( linha 01 ) refere-se à “pretensão à restituição do tributo” ( linha linha 02 )


d) “indébito”( linha 04 ) é o mesmo que dívida.


e) Em “a cuja restituição foi condenada”( linhas 04 e 05 ) a preposição é indispensável porque está introduzido o objeto indireto da forma verbal passiva “foi condenada” ( linha 05 ).


10.Transpondo para a voz passiva a frase “Eles não me dão prazer algum”, resultará a forma
verbal


a) tem dado
b) é dado
c) tem sido dado
d) teriam dado
e) foi dado

GABARITO

01. E
02. D
03. E
04. E
05. B
06. C
07. B
08. E
09. D
10. B

2 comentários:

  1. mto estranho os exercicios de 1 a 4. é claro da pra entender, mas não ta bem elaborado, bem escrito e nem claro..

    ResponderExcluir
  2. Tatu, o comando da questão está lá em cima...Talvez fique mais claro para entender!

    ResponderExcluir

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;