08 janeiro 2020

Concurso IBFC | Português para Concurso - Questões com Gabarito


Concurso IBFC | Português para Concurso  - Questões com Gabarito


Prova IBFC 2019 

Emdec - Assistente Administrativo Jr




TEXTO I
Há algum tempo, o software para hospital tinha uma única função principal, a gestão do negócio. O que se via eram módulos de faturamento, contas a pagar e receber, cálculo de folha e tarefas administrativas sendo geridas através dele. O corpo clínico e os computadores, portanto, viviam em mundos diferentes dentro da mesma instituição.
        Como muito da prática médica é sobre coletar e analisar informações, a Tecnologia da Informação passou a ter um papel crítico também na assistência à saúde. O surgimento de softwares especializados para o corpo clínico criou a necessidade de um novo olhar sobre os provedores de saúde no que diz respeito à tecnologia, agora onipresente na organização.
        Os benefícios da informatização na assistência à saúde são inúmeros e o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta tecnológica crucial para extrair plenamente esses benefícios. Além de centralizador da informação dos pacientes, ele se tornou um aliado do médico na prática diária. Hoje, esses sistemas geralmente são equipados com ferramentas de apoio a decisão clínica, que indicam possíveis interações medicamentosas e até auxiliam no diagnóstico através de referências de casos similares. Sem contar no acesso fácil a resultados de exames e imagens, evitando, inclusive, solicitações desnecessárias.
          Assim, o que antes estava amontoado no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) em pastas e papeis embolorados, agora é largamente disponível de forma informatizada. Essa aproximação do corpo clínico e da TI é irreversível e muito proveitosa para todo o sistema de saúde, o que, no final das contas, significa melhoria nos cuidados dos seres humanos.

Questão 01. 
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.


A. O corpo clínico não era autorizado a usar os computadores, o que restringia o uso tecnológico no hospital, prejudicando, assim, o seu trabalho.
B. Os provedores de saúde, no momento presente, respeitam a tecnologia, o que não acontecia há alguns anos devido à desinformação do corpo clínico sobre como operá-la.
C. A informatização evita que pacientes façam solicitações de exames que não são necessárias, já que, ao analisar virtualmente seus dados, podem deduzir o diagnóstico mais rapidamente.
D. O processo que levou os provedores de saúde a utilizarem a Tecnologia da Informação de maneira mais ampla, junto com o corpo clínico, tende a continuar, já que é sinônimo de melhoria no cuidado.


Leia abaixo um trecho da canção “Ai que saudades da Amélia” (gravada em 1942) do cantor e compositor Ataulfo Alves e um trecho da canção  “Não precisa ser Amélia” (gravada em 2018) da cantora e compositora brasileira Bia Ferreira – respectivamente trechos I e II – para responder às questões 2 a 6.

Trecho I
Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade.  (Ataulfo Alves) 
(Fonte: Letras.mus)
Questão 02. 
Leia atentamente o trecho “Mas fora do lar não pode trabalhar” e assinale a alternativa que substitui o termo destacado, preservando o seu sentido original e a adequação da frase segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa.
A. Por que.
B.  Todavia.
C. Porque.
D. Já que.

Questão 03. 
De acordo com os trechos I e II e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo.

I. Comparando os dois trechos, é correto dizer que no primeiro há a utilização do discurso direto e no segundo trecho há a utilização do discurso indireto.

II. No trecho I, as expressões “Meu Deus” e “Meu filho” são vocativos que imitam um diálogo bíblico: “Deus”, como pai e o eulírico como o “filho” de Deus.

III. No trecho II, os versos “Mas fora do lar não pode trabalhar” e “Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser” tornam o texto contraditório, pois, enquanto o primeiro afirma que a mulher não pode trabalhar fora de casa, o segundo diz que ela tem liberdade para ser quem ela quiser.

Assinale a alternativa correta.

A. Apenas a afirmativa I está correta.
B. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D. Apenas a afirmativa III está correta.

Questão 04. 
De acordo com a interpretação dos dois trechos e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Por estabelecer uma relação intertextual com o trecho I, é necessário que o leitor tenha conhecimento prévio da canção de Ataulfo Alves para que tenha condições de compreender, ainda que parcialmente, o trecho II.
( ) Nos dois trechos, predomina o coloquialismo, a utilização de expressões informais, já que ambos são canções populares.
( ) Os dois eu-líricos expressam a mesma visão sobre a mulher, enxergando-a como um ser incapaz de existir de forma emancipada do homem.
( ) O trecho II é considerado uma paráfrase do trecho I, já que inverte os valores propostos no texto original, buscando efeito cômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A.  F, F, F, F.
B.  V, F, V, F.
C.  F, V, V, F.
D.  V, F, F, V.

Questão 05. 
Sobre a interpretação da letra da canção de Bia Ferreira (trecho II), assinale a alternativa correta.
A. No trecho “canto pela tia que é silenciada”, o eu-lírico quer falar e calar a voz de uma pessoa mais velha.
B. O eu-lírico acredita que a dona de casa deve limpar, lavar e passar e que essa é a real liberdade feminina.
C. A letra pode ser interpretada como uma forma de resistência feminina por meio da arte: da escrita, voz e do palco.
D. No trecho “Não precisa ser Amélia para ser de verdade” a autora afirma a inexistência de uma mulher chamada Amélia.

Questão 06. 
Leia com atenção o trecho da canção “Ai, que saudades de Amélia” (trecho I) e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
A. Quando o eu-lírico afirma que “às vezes” Amélia passava fome ao seu lado, ele deixa implícito que ela só via beleza na miséria compartilhada apenas porque essa privação não era constante, era eventual.
B. Ao afirmar “Aquilo sim que era mulher”, o uso do pronome demonstrativo “aquilo” revela um problema de concordância nominal, já que é um pronome masculino que concorda com o termo “mulher”, que é um substantivo feminino.
C. A falta de vaidade feminina é vista como qualidade positiva pelo eu-lírico.
D. A oração “Quando me via contrariado” estabelece uma relação adversativa com a oração seguinte.


Português para Concurso | Banca IBFC - Questões com Gabarito
Gabarito. 
01. D
02. B
03. A
04. A
05. C
06. C

🔷 Curso Questões Comentadas de Português IBFC é o único que te ensina passo a passo a forma mais Simples e Objetiva de Resolver Qualquer Questão de Português do IBFC.

Neste curso, você aprenderá em detalhes como o IBFC Cobra, nas Provas Atuais, As Questões de Português. Além disso, você saberá quais são os comandos mais recorrentes nas provas de Português do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. 📚  👇👇





▶▶ Garanta sua Vaga No Curso COM DESCONTO: 👉 CURSO QUESTÕES IBFC

❤️️ Assine o Canal: http://bit.ly/Assine_Canal




Português para Concurso 
Banca IBFC 
Questões com Gabarito
Concurso IBFC 
Provas IBFC
provas concurso ibfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;