29 setembro 2016

Interpretação de Textos [Exercícios com Gabarito] Episódio 2


Prova Agente Penitenciário
SEJUS - PI / 2016
Banca: Nucep

A violência de todos nós

A viralização de um vídeo postado nas redes sociais repercutiu de forma bombástica, inicialmente chocando a opinião pública estrangeira. Como efeito, despertou as autoridades e a população em geral por aqui. Tratava-se do estupro coletivo de uma menina carioca de 16 anos. O episódio, brutal e revoltante – para usar apenas dois dos inúmeros e insuficientes adjetivos possíveis –, reacendeu o tema do estupro de mulheres, praticado de forma endêmica e assustadoramente alta no Brasil. De quando em quando, diante de algum novo episódio e de forma que poderíamos chamar espasmódica, ressurge, para em seguida desaparecer (...) – tal qual a dengue ou a Zica, em tempos de pico epidêmico.


Não foi diferente desta vez: a mídia, em todas as suas modalidades, vem incansavelmente abordando o assunto. Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, dentro e fora da mídia, vêm se pronunciando. Estamos em tempos de pico novamente. Entenda-se aqui a falta de um real interesse em pensar, de forma consistente e permanente, políticas públicas eficazes para promover a equidade entre os gêneros. Cada vez que há um novo episódio, o que se vê são promessas de acirramento das leis, aliadas a medidas punitivas: sempre algo feito a posteriori, como são os casos de polícia. Procura-se apurar os fatos, dá-se andamento a intermináveis processos, eventualmente punem-se os culpados, até que apareçam novas vítimas e a roda volte a girar na mesma vergonhosa direção. Não existem programas de caráter preventivo, duradouros, de longo e amplo alcance para toda a população, especialmente voltados para as crianças e os jovens. A mudança de um tipo de mentalidade e, consequentemente, de comportamento só é possível com um trabalho permanente formulado e posto em prática com diversos setores de uma sociedade. A maneira como o estupro e a violência contra as mulheres são tratados em nossa sociedade é reveladora da ideologia subjacente: estupro é um tema que diz respeito exclusivamente às mulheres! Não é pensado como assunto que nos implica a todos! Que nos agride eticamente como cidadãos e nos envergonha e ofende como seres humanos.
 (Revista Scientific American – mentecérebro. Ano XI, Nº 282, julho/16. Por Susana Muszkat – Psicanalista – p. 14)  






Interpretação de Textos  [Exercícios com Gabarito] Episódio 2

Questão 1. O texto, de natureza opinativa quanto ao posicionamento adotado em relação ao tema tratado, traz marcas implícitas e explícitas significativas de avaliação, traduzida em posicionamentos críticos, assinalados em termos e expressões. Assim considerando, a opção na qual a intenção comunicativa NÃO inclui crítica ou avaliação explícita é  

a. O episódio, brutal e revoltante – para usar apenas dois dos inúmeros e insuficientes adjetivos possíveis –, reacendeu o tema do estupro de mulheres, praticado de forma endêmica e assustadoramente alta no Brasil.  
b. De quando em quando, diante de algum novo episódio e de forma que poderíamos chamar espasmódica, ressurge, para em seguida desaparecer...  
c. Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, dentro e fora da mídia, vêm se pronunciando.  
 d. ... o que se vê são promessas de acirramento das leis, aliadas a medidas punitivas: sempre algo feito a posteriori, como são os casos de polícia.  
e. ... estupro é um tema que diz respeito exclusivamente às mulheres!  


Questão 2. Assinale a opção na qual a linguagem de palavras/expressões/frases em destaque é utilizada em sentido denotativo, não figurado.  

a. Não existem programas de caráter preventivo, duradouros, de longo e amplo alcance para toda a população, especialmente voltados para as crianças e os jovens.  
b. A viralização de um vídeo postado nas redes sociais repercutiu de forma bombástica, inicialmente chocando a opinião pública estrangeira.  
 c. ...reacendeu o tema do estupro de mulheres, praticado de forma endêmica e assustadoramente alta no Brasil.  
d. ... até que apareçam novas vítimas e a roda volte a girar na mesma vergonhosa direção. 
e. De quando em quando, diante de algum novo episódio e de forma que poderíamos chamar espasmódica, ressurge, para em seguida desaparecer...  


Questão 3. Explicitamente, na discussão apresentada no texto  

a. reitera-se a total impossibilidade de se estabelecerem políticas e programas que viabilizem a conscientização para que se possam evitar práticas de estupro no Brasil.
b. utilizam-se palavras/termos do vocabulário específico das ciências médicas, de forma a relacionar as práticas de violências as mais diversas e, em particular, aquelas relativas a estupros, a questões de saúde ou falta dela. 
c. nega-se o envolvimento da sociedade civil nas discussões assinalando a seriedade de posicionamentos oficiais acerca de encaminhamentos de solução para casos de violências decorrentes de práticas de estupro.
d. sugere-se que há leis que preveem punições severas e suficientes para as ocorrências de práticas de estupros e que as falhas decorrem da omissão da polícia quanto à investigação correta dos fatos. 
e. reconhece-se que há total descaso em relação à violência gerada em virtude da prática de estupros, no Brasil, uma vez que os crimes sequer são investigados e, assim, a punição dos culpados fica inviabilizada.  


Questão 4. Assinale a opção que contém uma afirmação INCORRETA em relação aos aspectos textuais e/ou semântico-gramaticais de termos/palavras/ expressões.  

a. ... despertou as autoridades e a população em geral por aqui. / Entenda-se aqui a falta de um real interesse em pensar, .., (A palavra em destaque, utilizada para localizar algum ser em algum espaço, nas duas ocorrências, refere-se a espaços diferentes).  
b. ... vem incansavelmente abordando o assunto. (Retirando-se a palavra em destaque, o efeito de sentido pretendido no texto será alterado). 
c. ... estupro é um tema que diz respeito exclusivamente às mulheres!, (A palavra em destaque, sem grandes prejuízos de sentido poderia ser substituída por apenas).  
 d. O episódio, brutal e revoltante – para usar apenas dois dos inúmeros e insuficientes adjetivos possíveis -, reacendeu o tema do estupro de mulheres, praticado de forma endêmica e assustadoramente alta no Brasil. (Se retirada do texto, a oração em destaque em nada alteraria a intenção comunicativa).
e. A mudança de um tipo de mentalidade e, consequentemente, de comportamento  é possível com um trabalho permanente formulado e posto em prática com diversos setores de uma sociedade. (A palavra em destaque confere ideia de restrição ao seu contexto de uso).  

Questão 5. Considerando-se os aspectos morfossintáticos do verbo, só NÃO está correto o que se afirma em:  

a. respeitando a correção e a adequação gramatical, no excerto: Não existem programas de caráter preventivo,... a forma verbal em destaque, pode ser substituída pela forma .. 
b. em virtude das próprias características funcionais identificadas no texto, os tempos verbais que nele predominam são os tempos passado e presente. 
b. a concordância verbal que se estabelece em virtude da forma verbal é em: A maneira como o estupro e a violência contra as mulheres são tratados em nossa sociedade é reveladora da ideologia subjacente: ... desrespeita os preceitos da gramática normativa, pois deveria ser utilizada a forma são, para concordar comestupro e violência.  
c. se, em: eventualmente punem-se os culpados, até que apareçam novas vítimas... substituirmos os destaques punem-se por seriam punidos, teremos, corretamente:
... eventualmente os culpados seriam punidos, até que aparecessem novas vítimas...  
d. no excerto: Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, dentro e fora da mídia, vêm se pronunciando. A forma verbal em destaque está gramaticalmente correta, uma vez que é utilizada para marcar a concordância com ... Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, ... 





Interpretação de Textos  [Exercícios com Gabarito] Episódio 2

Gabarito 

1. C
2. A
3. B 
4. D
5. C


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;