21 abril 2010

Dicionário de Regência Verbal

Não é novidade em provas de Concurso Público cobrar assuntos como transitividade verbal, complementos verbais e crase. Tais conteúdos estão diretamente ligados à Regência Verbal. No [Português | Concurso], já falamos sobre esse tema. Se você ainda não leu, sugiro os seguintes links:

O problema maior para estudar regência verbal é a quantidade de verbos que temos em nossa língua - aproximadamente 12.000! Então, a você concurseiro que deseja conhecer um pouco mais sobre regência verbal, indico o livro do professor Celso Pedro Luft "Dicionário de Regência Verbal". Vejamos a sinopse:

"Está é uma obra de consulta indispensável para todos os que desejam escrever corretamente - resolve todas as dúvidas suscitadas pela complexa regência dos verbos na língua portuguesa; dá solução a um dos problemas que mais afligem aos que se expressam na nossa língua; o uso correto da preposição adequada ao verbo."

  • Minha opinião
Recomendo o livro somente aos que desejam se aprofundar um pouco mais na regência de alguns verbos da Língua Portuguesa, tais como: soer, resfolegar, ensimesmar-se e por aí vai...
Se o seu objetivo é somente decorar aqueles verbos que sempre caem em provas de Concursos (assistir, aspirar, proceder, informar, chegar etc.), acredito que seja melhor uma gramática mais prática e com a linguagem mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Serão removidos comentários ofensivos,obscenos, contendo gírias, palavras de calão ou estritamente publicitários.

2. Por favor, identifique-se,não serão mais permitidos comentários anônimos;

3. Use sua conta Google ou Open ID para comentar;